O transporte indevido do seu animalzinho no carro não causa apenas a perda de pontos na carteira e uma multa para pagar, isso pode gerar acidentes graves e colocar em risco a sua segurança e a do seu pet. Então vamos as dicas!
Acostume seu bichinho ao veículo
Antes de sair para viagens longas e demoradas, acostume seu animal ao carro, caso nunca o tenha levado. Leve-o com você ao ir à casa de algum familiar ou amigo. Dê umas voltas à toa para ele ir se acostumando. Não o leve de cara a uma viagem sem antes deixar ele vivenciar a nova experiência.
⠀
Medidas de segurança
Existem cintos de segurança e caixas de transporte para viajar com seu amigo. Os cintos são básicos e mais baratos. Deixar o pet seguro é muito importante. Isto evita que ele se machuque caso você faça uma curva ou dê um freada brusca.
Os gatos se agitam mais facilmente. O ideal é os levar em uma caixa transportadora. Você pode utilizá-las para cães também. Sempre leve em consideração o tamanho do animal para melhor conforto. Não deixe o pet em uma caixa apertada. Pense nele sempre, não importando ser cachorro, gato ou outro animal.
⠀
Faça pausas durante a viagem
É recomendado parar a cada 2 ou 3 horas de viagem. Assim como nós, os bichinhos também precisam de um descanso. Saia do carro com ele e deixe-o esticar as patas. Ofereça um pouco de água. Não dê muita para evitar que fique enjoado na volta ao trajeto.